O nome pode ser estranho, mas hoje em dia é bastante comum encontrarmos pessoas se “auto-diagnosticando” com Síndrome de Burnout, mas será que realmente sabemos o que isso significa?

É bastante comum confundirmos tal diagnóstico com estresse. A Síndrome de Burnout é um termo psicológico que faz referência à exaustão emocional, distanciamento das relações pessoais e diminuição do sentimento de realização pessoal consequente a prolongados níveis de estresse no trabalho. O termo Burnout é utilizado quando o motivo primário do esgotamento está correlacionado com a atividade profissional ou com ambiente de trabalho, já o estresse pode aparecer em vários contextos diferente. Podemos dizer que os sintomas do estresse estão presentes também na Síndrome de Burnout.

A prevalência do Burnout ainda é incerta, mas sabemos que ela está muito ligada ao mercado de trabalho, consequentemente profissões que estão submetidas a altos níveis de estresse e/ou profissões que exigem envolvimento interpessoal intenso com algum impacto direto à vida de outras pessoas, tem maior chance de desenvolve-la. Como exemplos, temos: profissionais da área da saúde, professores, advogados, jornalistas, bombeiros, policiais, agentes penitenciários, e bancários.

Os sintomas de estresse podem ser físicos ou mentais, na síndrome. É comum encontrarmos: nervosismo, cansaço excessivo físico e mental, prostração, dor de cabeça frequente, pressão alta, dores musculares, sintomas gastrointestinais, alterações nos batimentos cárdicos, alterações no apetite e no humor, insônia, dificuldade de concentração, sentimentos de fracasso, incompetência e insegurança, negatividade constante e isolamento.

Recentemente Organização Mundial de Saúde (OMS) oficializou a Síndrome de Burnout como uma síndrome crônica, e a incluiu na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2022. É importante salientar-se que segundo a OMS, a síndrome não é caracterizada como doença ou uma condição de saúde, mas um fenômeno ocupacional (relacionada ao trabalho).

Profissionais da área da saúde mental podem auxiliar tanto no diagnóstico quanto na abordagem terapêutica. O psiquiatra e o psicólogo, poderão avaliar bem seus sintomas e melhor orientá-lo. Em muitos casos, será necessário a associar o tratamento medicamentoso à psicoterapia.

Referências:
https://nacoesunidas.org/sindrome-de-burnout-e-detalhada-em-classificacao-internacional-da-oms/
http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/saude-mental/sindrome-de-burnout

Tags: , , , , , , , , , , , , ,