PATOLOGIAS

Depressão

Os transtornos depressivos são condições médicas potencialmente letais, cujo quadro clínico é caracterizado por humor patológico e alterações comportamentais, cognitivas e vegetativas. Sem diagnóstico e tratamento adequados causam sofrimento importante e incapacitam para o trabalho, vida social e familiar. Principais sintomas: humor depressivo ou irritável, apatia, pensamento lentificado, diminuição da capacidade de concentração, alterações na memória, ideias no polo negativo (sentimento de culpa, ruína, desesperança, morte e suicídio), agitação ou retardo psicomotor, perda de energia, insônia/hipersonia, perda de interesse ou prazer e perda/ganho de peso.

Transtorno de Ansiedade Generalizada

Apesar da ansiedade “normal” estar presente no cotidiano de todos, ela pode ocorrer de forma inapropriada ou exagerada, tornando-se patológica. Neste caso, os sintomas provocados pela ansiedade geram um sofrimento clinicamente significativo ou interferem nas atividades do indivíduo. No transtorno de ansiedade generalizada, as características essenciais são ansiedade e preocupação excessiva acerca de diversos eventos ou atividades, e estão associadas a alguns sintomas: inquietação, fatigabilidade, dificuldade de concentrar-se ou sensações de branco na mente, irritabilidade, tensão muscular e perturbação do sono.

Transtorno de Pânico

O transtorno de pânico se refere a ataques de pânico inesperados e recorrentes. Um ataque de pânico é um quadro abrupto de medo ou desconforto intenso que alcança um pico em minutos, dura também poucos minutos e durante o qual ocorrem sintomas como: palpitações, taquicardias, sudorese, tremores, sensação de falta de ar/sufocamento, dor/desconforto no peito, sintomas gastrointestinais, sensação de tontura/desmaio, sensação de formigamento, medo de perder o controle ou “enlouquecer”, medo de morrer.

Transtorno Afetivo Bipolar

O transtorno afetivo bipolar é um distúrbio psiquiátrico caracterizado por alternância de episódios de depressão e mania (auto-estima inflada, diminuição da necessidade de sono e energia aumentada, pouca atenção, pressão por falar, gastas excessivos), com períodos de humor normal entre eles.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT)

A apresentação clínica do TEPT varia. Em alguns indivíduos, sintomas de revivências do medo, emocionais e comportamentais podem predominar. Em outros, estados de humor anedônico ou disfóricos e cognições negativas podem ser mais perturbadoras. Em alguns outros, a excitação ou sintomas reativos externalizantes são proeminentes, enquanto em outros, sintomas dissociativos predominam. Por fim, algumas pessoas exibem combinações desses padrões de sintomas.

Transtorno Obsessivo Compulsivo

Os transtornos obsessivos compulsivos se caracterizam pela presença de uma obsessão, que significa um pensamento, ideia fixa, sentimento – como a de contaminação, por exemplo – indesejáveis, intrusivas e repetitivas e uma compulsão, que significa um comportamento ou ação tomada de forma a aliviar essa forma de pensar, como um ato de lavar as mãos compulsivamente. Tais obsessões e compulsões causam sofrimento ao indivíduo e podem influenciar negativamente em seu meio profissional, social e algumas vezes em seu desempenho cognitivo e na presença de ideações suicidas.

Transtornos do Sono

Queixas de sono não reparador, sonolência diurna e insônia são frequentes em pacientes que buscam atendimento psiquiátrico. Esses sintomas podem estar presentes como diagnóstico diferencial com transtornos do humor e podem estar associados a outras doenças médicas ou transtornos mentais. Os principais transtornos do sono que o psiquiatra está habilitado a tratar são: insônia, hipersonia, narcolepsia, transtornos do ritmo circadiano, parassonias, síndrome das pernas inquietas e bruxismo.

Transtorno de Défici de Atenção de Hiperatividade (TDAH)

O TDAH é o transtorno caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade – com início habitualmente na infância – essas características estarão presentes em todos os ambientes da criança e com intensidade e frequência maiores que em outros da sua idade. Sua apresentação pode ser classificada em predominantemente desatenta, predominantemente hiperativo/impulsivo ou apresentação combinada.

Transtornos do Espectro do Autismo (TEA)

OS TEA são transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados por perfis comportamentais atípicos e prejuízos social e comunicativo marcantes. Como exemplos temos: Autismo, Síndrome de Asperger, Transtorno de Rett e Transtorno Desintegrativo da Infância.

Transtornos psiquiátricos na gestação e puerpério

A gestação é uma fase bastante complexa na vida da mulher. As questões hormonais e sentimentos conflitantes na mãe frente a ideia de concepção podem desencadear diversas reações e levar a transtornos psiquiátricos e desestabilizações nesse período. Vista inicialmente como fator protetor para distúrbios psiquiátricos, estudos mais recentes demonstram que de fato a realidade é outra: a sensibilidade da mulher nesse período é responsável por alterações de humor e até mesmo sintomas psicóticos em grande parte das mulheres. O risco para a ocorrência de transtornos psiquiátricos é o mesmo na gestação ou em outra fase da vida da mulher. No puerpério aumenta-se ainda mais a sensação de responsabilidade. Sintomas obsessivos com o recém-nascido são comuns, principalmente com o tema “contaminação” ou excesso de proteção.

Transtorno de Personalidade

Os transtornos de personalidade ocorrem quando há um padrão de traços de personalidade e comportamento inflexíveis e mal adaptativos que causam sofrimento subjetivo e/ou prejuízo significativo no funcionamento social ou ocupacional do indivíduo. Podem ser classificados como: paranoide, esquizoide, esquizotípico, antissocial, borderline, histriônico, narcisista, esquivo, dependente e obsessivo-compulsivo.

Transtornos induzidos pelo uso de Álcool

Os transtornos psiquiátricos induzidos pelo consumo de álcool  são altamente prevalentes e podem causar graves prejuízos físicos, psíquicos e sociais. Também se associam a um maior risco de violência, traumas e acidentes. O consumo de álcool no mundo tem aumentado nas últimas décadas, no Brasil em torno de 25% da população é acometida por um transtorno induzido pelo álcool, destes 3% satisfazem critérios para uso nocivo e 12% para dependência. A dependência de álcool é uma doença crônica subdiagnosticada que é marcada por recaídas. Quanto mais precoce o diagnóstico e o tratamento, melhor é o prognóstico.

Transtornos relacionados ao uso de outras substâncias

Os transtornos por uso de substâncias psicoativas, ou drogas, podem ser divididos em intoxicação, síndrome de abstinência e síndrome de dependência. As drogas psicoativas, estimulam o circuito de recompensa cerebral, causando, o aumento de dopamina no núcleo acumbens. Esse aumento é responsável pela sensação de prazer e bem estar induzido pela droga. Como exemplos de drogas psicoativas temos: opioides, cocaína e crack, maconha, LSD, solventes/inalantes, psicoestimulantes (ecstasy e metanfetaminas) e benzodiazepínicos.

Esquizofrenia

A esquizofrenia é um transtorno psicótico crônico, remitente e recidivante, que leva a significantes danos ao funcionamento social e profissional, apresenta múltiplas comorbidades médicas e induz o aumento da mortalidade. Seus principais sintomas são: delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico, e expressão emocional diminuída.

Demência

A demência é uma síndrome clínica definida pelo declínio de pelo menos dois domínios cognitivos abaixo do nível pré-mórbido, com intensidade suficiente para impactar o funcionamento da vida diária normal e que não ocorre apenas durante estados de delírio ou confusão mental. Trata-se de uma síndrome médica com diversas causas possíveis, e é denominada precoce quando manifestada antes dos 65 anos e tardia quando após.

Transtornos Alimentares

Os transtornos alimentares são caracterizados por uma perturbação persistente da alimentação ou comportamento alimentar, resultando no consumo ou absorção alterada de alimentos, capazes de comprometer a saúde física ou o funcionamento psicossocial. Entre eles podemos citar: anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno da compulsão alimentar periódica, transtorno alimentar restritivo/evitativo.